
Em 2025, ilheense, cariocas e fluminenses estão vivendo um superferiado agora em abril. Com a Sexta-feira da Paixão caindo no dia 18 de abril, ela se junta a outros dois feriados, o Dia de Tiradentes, 21 de abril, e o Dia de São Jorge, no dia 23, celebrado no Estado do Rio de Janeiro, em Ilhéus e em algumas outras poucas cidades do Brasil.
Para que isso aconteça, o Domingo de Páscoa tem que cair no dia 20 de abril. Embora isso tenha acontecido duas vezes recentemente, em 2003 e em 2014, este acontecimento é bastante raro. Para você ter uma ideia do quão raro, a Páscoa cairá nessa data novamente, juntando Semana Santa a Tiradentes, apenas em 2087.
Em toda a segunda metade do século 20, esta data também não caiu em um dia 20 de abril, segundo levantamento feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Como é definida a data da Páscoa?
Para calcular o dia em que cairá o Domingo de Páscoa, e consequentemente toda a Semana Santa, é preciso consultar o calendário lunar. O primeiro passo é identificar a primeira lua cheia depois do equinócio de outono no Hemisfério Sul, ou o equinócio de primavera no Hemisfério Norte, que acontece sempre entre 20 e 21 de março.
A Páscoa será então no domingo seguinte a esta lua cheia. É importante identificar o dia em que ela estará 100% cheia. Esta data também definirá o carnaval, já que a Quarta-feira de Cinzas ocorre 40 dias antes do Domingo de Páscoa.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.