
A Polícia Federal cumpriu, neste sábado (5), em Ilhéus, mandado de busca e apreensão contra um empresário suspeito de envolvimento no esquema que movimentou, segundo investigações, R$ 1,4 bilhão por meio de contratos fraudulentos e obras superfaturadas. Os agentes visitaram endereços ligados a Samuel Franco, mais conhecido como Samuca, conforme o site Metrópoles.
O empresário do ramo imobiliário é ligado a Carlos André Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, preso na segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). As irregularidades teriam ocorrido principalmente no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), especialmente na Coordenadoria Estadual da Bahia (CEST-BA).
O grupo também é acusado de desviar recursos de outros órgãos públicos que contavam com o apoio operacional da organização criminosa. Dentre outros crimes, são suspeitos de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
MANDADOS CUMPRIDOS EM OUTROS ESTADOS
As ações da terceira fase da Operação Overclean começaram na quinta-feira (3) para cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE). Um dos alvos foi o ex-secretário de educação de Salvador Bruno Barral, que estava ocupando igual cargo na capital mineira. Ele foi afastado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outro alvo da terceira fase da Operação Overclean na Bahia foi o empresário José Marcos Moura, acusado de usar a sua empresa de limpeza urbana no esquema. Conhecido como “Rei do Lixo”, José Marcos mantém relações pessoais, empresariais e políticas com liderança importantes no estado e é filiado ao União Brasil, com cargos nos diretórios nacional e baiano. Algumas dessas pessoas também mantêm ligação com o empresário Samuca. Da Redação com informações do Metrópoles.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.