Com 180 metros de comprimento e 32 metros de largura, o navio Rubina, de bandeira portuguesa, atracou no Porto de Ilhéus transportando 16.000 toneladas de cacau, tornando-se uma das maiores embarcações já recebidas na cidade. A operação para sua chegada mobilizou dezenas de trabalhadores e reforçou a importância de Ilhéus como polo cacaueiro.
A operação do Rubina deverá ter um ciclo de 20 dias, dependendo das condições climáticas, e envolverá mais de 150 pessoas entre mão de obra direta e indireta, funcionando em turnos de 24 horas. A carga transportada pelo navio é avaliada em aproximadamente R$ 875 milhões, demonstrando a relevância econômica da operação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A chegada do navio impulsiona a economia local, gerando empregos e movimentando diversos setores. O porto se consolida como hub logístico estratégico, atraindo novos investimentos para a região.
A carga de cacau transportada pelo Rubina é essencial para as fábricas de chocolate da região, que dependem do fornecimento constante da matéria-prima para atender à demanda crescente do mercado. O volume recorde reforça a necessidade de expansão da lavoura cacaueira, garantindo um suprimento mais robusto e sustentável para a indústria local.
O porto passa por um processo de dragagem de aprofundamento, com investimento de R$ 81 milhões pelo Novo PAC, permitindo a recepção de navios maiores e a redução de custos operacionais. Segundo o gerente do porto, Gilberto Rodrigues, a obra aumentará a eficiência do terminal, tornando-o mais competitivo.
Informações do Bahia Economia
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.