Os casos de coqueluche estão em alta na Bahia, com 18 confirmações registradas em 2024, das quais 11 no município de Teixeira de Freitas, a 362km de distância de Ilhéus, onde foi identificado um surto da doença. A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) reforça a importância de atualizar o calendário vacinal para prevenir essa enfermidade, que pode levar a complicações graves, especialmente em crianças menores de um ano.
A coqueluche é uma infecção respiratória aguda altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis . Caracteriza-se por crises intensas de tosse seca, que podem vir acompanhadas de guinchos inspiratórios e vômitos. Apesar de ser imunoprevenível, a doença continua representando um problema de saúde pública, em especial entre lactentes, faixa etária mais vulnerável. Em 2024, a Bahia registrou um óbito relacionado à coqueluche, o primeiro no estado desde 2019, em uma criança de 9 meses que não havia recebido as vacinas previstas.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
*Vacinação é essencial para conter a propagação*
A prevenção da coqueluche depende da adesão às vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal inclui a vacina pentavalente, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 15 meses e 4 anos, e a vacina dTpa para gestantes, a partir da 20ª semana de gestação, para proteger os recém-nascidos. Gestantes que não se vacinaram durante a gravidez ainda podem receber uma dose até 45 dias após o parto.
O recente aumento de casos, observado também em outras regiões do Brasil, ressalta a necessidade de vigilância e imunização. Manter a vacinação em dia é fundamental para evitar surtos e proteger as populações mais vulneráveis, garantindo a saúde coletiva.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.